Ensino fundamental i

Os anos iniciais do Ensino Fundamental coincidem com um momento de múltiplas aprendizagens, da formação da personalidade e do desenvolvimento de habilidades fundamentais. Essas aprendizagens múltiplas relacionam-se com a habilidade para pensar, planejar, resolver e adaptar-se,  considerando-se novas experiências, o meio ambiente e as relações sociais. É um período extremamente importante e, como tal, deve ser conduzido com cuidado, responsabilidade e excelência.

 

A etapa que vai do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental é marcada pela ampliação do currículo, mas também pelo alargamento da percepção identitária e da organização social. Nessa fase, a escola tem o papel tanto de abordar os conteúdos previstos para o Ensino Fundamental I como o de promover um ambiente propício para as novas descobertas. No Brazilian International School o ciclo do Fundamental I é composto pelos currículos Internacional e Brasileiro, oferecendo a oportunidade para que os alunos ampliem o aprendizado por meio de diferentes disciplinas e nos dois idiomas - inglês e português.

 

O programa do Brazilian International School, estruturado para impulsionar os educandos e promover o protagonismo, vai de encontro a essas proposições. O ensino bilíngue nesta etapa da Educação Básica favorece a rápida aquisição da fluência e amplia os horizontes intelectuais dos alunos. 

Quero saber mais! E-book

Proposta pedagógica do Ensino Fundamental: do 1º ao 5º ano

O Brazilian International School prepara crianças e adolescentes para enfrentarem com determinação e, principalmente, com meios, os desafios de um mundo novo: o mundo de hoje e o mundo do amanhã. O objetivo é que sejam cidadãos perfeitamente adaptados a uma sociedade globalizada e dotados da capacidade de estar em permanente evolução.

 

A instituição acredita que os estudantes precisam ser corretamente estimulados em um ambiente adequado para que atinjam todo o seu potencial. Toda a proposta pedagógica foi delineada para proporcionar esse desenvolvimento completo, inclusive a nível pessoal. 

 

No Ensino Fundamental I, valorizamos o conhecimento do vernáculo desde os primeiros instantes; o conhecimento da Língua Portuguesa, da História e Geografia do nosso país e de todas as nossas manifestações culturais.

 

A visão e o compromisso da instituição passam por inserir os educandos em um contexto multicultural, onde podem desenvolver o domínio de uma ou mais línguas estrangeiras, ampliar  seus horizontes intelectuais, mas sem descaracterização da cultura brasileira. Esse é, aliás, um dos pontos mais importantes da filosofia educacional do Brazilian International School.

Quero saber mais! Baixe o e-book

O Colégio tem certo que, unicamente pela via do conhecimento, da cultura, de uma educação aprimorada, assim como de um sólido preparo ético e moral, os alunos poderão atingir a cidadania plena e aspirar à conquista de elevadas posições sociais e profissionais.

 

Em particular, o bilinguismo se tornou condição mínima necessária para o sucesso profissional no processo de globalização no qual a sociedade brasileira atual se insere.

 

É por isso que o Brazilian International School dá continuidade ao seu programa de educação bilíngue, iniciado na Educação Infantil, onde os estudantes seguem um currículo nacional e um internacional com disciplinas específicas. O idioma também é inserido naturalmente nas atividades extraclasse, sempre de forma dinâmica e genuína.

 

Na percepção do Colégio, o aprendizado acontece de fato quando o conhecimento é validado e tem significado. Acreditamos numa educação contemporânea onde os currículos transcendem a questão de internalizar os conteúdos e promovem uma aprendizagem significativa com a formação global do educando capacitado para intervir em seu meio social. É essa consciência que conduz o trabalho da instituição no sentido de assegurar que os educandos se desenvolvam dotados de autonomia e pensamento crítico.

Atividades extracurriculares

As atividades para o Fundamental I complementam o currículo formal através da promoção da arte, do esporte e da educação. Todas as propostas extracurriculares são dinamizadas por profissionais qualificados e alinhados com o projeto e metodologia do Brazilian International School.

 

Nas aulas de futsal, tênis, ginástica rítmica, judô, yoga, ballet, teatro, violão e artes plásticas, os educandos adquirem maior consciência sobre os valores socioculturais relativos às atividades que estão praticando.

Além disso, jardinagem, culinária e informática fazem parte da rotina dos alunos. Essas atividades têm o objetivo de despertar princípios como a responsabilidade ambiental, digital, sustentabilidade e a importância de uma alimentação equilibrada. Para o Brazilian International School, todas essas vertentes integram um plano de educação global.

Objetivos específicos do Ensino Fundamental

  • Dar continuidade na pré-alfabetização iniciada na Educação Infantil e concluir no 1º ano o processo de alfabetização;
  • Proporcionar condições para que o aluno tenha uma formação básica ampla, nos campos cognitivos, socioafetivo e psicomotor, que favoreça o desenvolvimento integral das suas potencialidades como pessoa ativa no contexto social;
  • Desenvolver as habilidades individuais e criativas do aluno, além de orientá-lo para uma atitude crítica sobre o mundo;
  • Favorecer o trabalho em grupo, para que assim respeite o trabalho dos colegas e potencialize a vivência social;
  • Conhecer, valorizar e respeitar os bens artísticos e culturais.

Exame Cambridge 

Em parceria com a Cultura Inglesa, os estudantes do Ensino Fundamental 1 (Year 3, Year 4 e Year 5) têm acesso ao Cambridge For Young Learners. O exame avalia a proficiência dos candidatos nas habilidades de Compreensão Oral (Listening), Linguagem Oral e Leitura (Speaking and Reading) e Linguagem Escrita (Writing).

 

Este é um teste de avaliação de desempenho, que não conduz à reprovação. No entanto, é importante frisar que, os estudantes recebem um Certificado Internacional, vindo da Inglaterra, que atesta as suas competências.

 

As provas são aplicadas por professores da Cultura Inglesa e corrigidas por docentes da Inglaterra, especializados em Linguística e ensino do inglês, o que garante um resultado mais ainda mais preciso em relação ao uso correto da língua.

AR7_4990-768x512

Para receber conteúdos e informações do Colégio BIS, preencha o formulário abaixo:

Preencha os dados que ligaremos para você! 

Acompanhe-nos em nossas redes sociais: