Ensino MÉDIO / HIGH SCHOOL

Um momento marcante para os alunos é a entrada no Ensino Médio, que faz parte de uma etapa na qual decisões importantes sobre o futuro são tomadas e a necessidade de protagonismo torna-se ainda mais primordial. A entrada na faculdade aproxima-se e uma preparação adequada é fundamental.

No seu projeto para esse ciclo, o Brazilian International School dedica-se a continuar promovendo o desenvolvimento da educação global dos seus alunos. A instituição foca tanto em uma orientação apropriada para a escolha de carreira como no desenvolvimento das suas múltiplas habilidades, inclusive socioemocionais.

O ensino bilíngue segue como uma prioridade no Ensino Médio, influenciando até mesmo na organização dos conteúdos e na certificação garantida ao fim da 3ª série dessa etapa. Investindo em um aprendizado multidisciplinar, o Brazilian International School adota uma educação humanista baseada no sócio interacionismo, algo claro na proposta para esse ciclo.

Proposta pedagógica do Ensino Médio

Como um dos nossos principais objetivos é atribuir aos nossos alunos a oportunidade de alcançar o seu verdadeiro potencial e, portanto, impactar o mundo da maneira mais positiva, o Brazilian International School apresenta a sua proposta pedagógica para o Ensino Médio.

Esse ciclo oferece, além do currículo brasileiro, uma carga horária estendida composta por disciplinas na Língua Inglesa, oferecendo aos educandos do Ensino Médio o direito a dois diplomas distintos: o diploma de Ensino Médio brasileiro padrão e um americano. Por esse motivo, esse ciclo é chamado também de High School.

Com o certificado de conclusão brasileiro, os alunos podem concorrer a uma vaga em qualquer universidade brasileira. Já o diploma americano abre espaço para a possível continuidade da formação no exterior. Esse projeto reflete a necessidade contemporânea da formação dos nossos educandos.

Em busca da excelência nessa empreitada, após cuidadosa deliberação, o Conselho de Diretores do BIS decidiu se tornar um membro oficial do Cognia, antes chamado Advanc-ED. Trata-se de uma organização não governamental sem fins lucrativos, que credencia escolas nos Estados Unidos e internacionalmente por meio de exigência dos seus altos padrões de qualidade. Fundado em 2006,  o Cognia é um programa educacional internacional e uma das maiores comunidades de profissionais de educação do mundo.

A certificação Cognia fornece motivos para que instituições de ensino de alto nível melhorem continuamente. Por meio deste credenciamento, os educandos devem completar oito semestres de estudo a partir do 9º ano.

No Ensino Médio, é fundamental apostar em um programa que possibilite a entrada no ensino superior. No entanto, não se deve perder de vista a formação dos estudantes enquanto cidadãos. O Brazilian International School mantém a sua atuação neste ciclo, assim como nos anteriores, no sentido de estimular o pensamento crítico e uma postura ativa no campo profissional escolhido.

Além disso, é igualmente importante que os valores intelectuais sejam exercitados e experimentados por todos os membros da comunidade escolar: curiosidade lógica, perseverança, respeito, integridade, bondade, sonhar grande, ser ousado, tenaz e construir conexões para expandir e nutrir todos os tipos de relacionamentos.

Preparação para o vestibular

Um dos maiores desafios do Ensino Médio é, sem dúvida, a preparação para entrar na universidade. Essa é uma etapa exigente, na qual o estudante precisa revisar tudo o que foi aprendido ao longo da sua vida escolar, além das habilidades e competências pertencentes a cada novo ano.

Pensando neste momento, o Brazilian International School mantém uma parceria com o Sistema Farias Brito, líder em resultados de alto desempenho nos vestibulares no Brasil. Essa colaboração permite que os alunos tenham acesso a um material preparatório exclusivo, focado na revisão e em um trabalho intensivo.

Além disso, a equipe de docentes, com vasta experiência em provas do ENEM e de outros vestibulares, promove o desenvolvimento global de cada aluno do Ensino Médio. O objetivo é obter excelentes resultados, aprovações, mas também dar continuidade à proposta educacional da escola, focada na evolução de um leque de competências.

Um diferencial do Brazilian International School diz respeito ao 9º ano e a forma como o conteúdo programático do mesmo é organizado. Uma parte das disciplinas da 1ª série do Ensino Médio, tais como Filosofia, Química, Física e Biologia, já são introduzidas, tornando assim o currículo de alto desempenho, já que o 9º ano é o 1º ano do High School americano, e o cálculo do GPA e créditos já passam a contar a partir deste ano.

A atuação da equipe pedagógica é extremamente importante neste período, pois contribui para o crescimento e amadurecimento dos educandos através da informação e do estímulo ao autoconhecimento. Os alunos recebem esclarecimento sobre áreas profissionais, tiram dúvidas e, assim, sentem-se mais preparados para decidir sobre a futura carreira.

Um dos destaques do processo de preparação são os simulados: SAT, ENEM, UNICAMP e FUVEST. Durante todo o ciclo, os alunos realizam mais de vinte testes desse tipo, oportunidades em que exercitam conhecimentos, a capacidade de gestão do tempo e se familiarizam com os modelos de prova.

Através de plantões de dúvidas, acompanhamentos pedagógicos, orientação educacional e conteúdos organizados, a instituição garante um preparatório consistente pautado no suporte para uma escolha assertiva e informada.

Para receber conteúdos e informações do Colégio BIS, preencha o formulário abaixo:

Preencha os dados que ligaremos para você!

Acompanhe-nos em nossas redes sociais: